Foto: Tiago Pavini/Ferroviária SAF

A Ferroviária empatou com o Sousa-PB em 1 a 1, no jogo da volta, e garantiu o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro no agregado de 2 a 1. Muita festa pelo merecido acesso ao time de Araraquara.

Com isso, o futebol paulista atingiu o nono acesso na história da competição desde que ela foi criada em 2009, de acordo com dados da Federação Paulista de Futebol.

De lá para cá, nove clubes paulistas conseguiram ascender de divisão e o primeiro a atingir o feito foi o Oeste, em 2011. No ano seguinte, o Mogi Mirim repetiu a obra.

Nas temporadas 2015 e 2016, Botafogo (campeão) e São Bento foram os protagonistas do futebol estadual a chegarem à Série C. Em 2019, o Ituano foi a bola da vez e também chegou ao acesso.

O ‘ano mágico’ para o futebol paulista foi o de 2020. Na oportunidade, o Mirassol repetiu o feito do Botafogo (2015) e conquistou o título e chegou à Série C acompanhado do Novorizontino.

No último ano, o São Bernardo cravou a sua chegada à Série C e, caso não ascenda à Série B, terá a companhia da Ferroviária em 2024. Agora, o clube de Araraquara segue na disputa título nacional. Na semifinal, os afeanos enfrentam Athletic-MG, com a decisão da vaga sendo decidida na casa do rival.

Comunicação / Sindbol

O Sindbol é o Sindicato das Associações de Futebol Profissional do Estado de São Paulo e trabalha há mais de três décadas em prol do futebol paulista.