Partida entre Palmeiras e Santos, válida pela final (volta) do Campeonato Paulista Feminino 2022, no Allianz Parque, em São Paulo-SP. (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)

O Paulistão Feminino vem aí e as notícias são as mais positivas.

A Federação Paulista de Futebol revelou no Congresso Técnico da competição, realizado nesta sexta-feira (10), que ampliará a premiação destinada aos clubes participantes pelo segundo ano consecutivo.

O Paulistão Feminino 2023 contará com 12 times, com início em 10 de maio e final em 26 de novembro. A tabela será divulgada nos próximos dias.

Os clubes irão dividir uma premiação total de R$ 3,1 milhões, o que representa um aumento de 19,2% em relação ao valor repassado na temporada 2022. Em 2021, o valor total distribuído no Paulistão Feminino foi de R$ 140 mil.

Além disso, assim como já aconteceu no ano passado, os clubes não terão nenhum gasto operacional e de produção com as partidas. Os 12 clubes se enfrentam em turno único de 11 rodadas. Avançam para a fase de mata-mata os quatro primeiros colocados. Os times classificados entre a 5ª e a 8ª posição disputam a Copa Paulista Feminina.

“Temos orgulho do trabalho que os clubes e profissionais de futebol feminino têm feito em São Paulo. Estamos evoluindo, crescendo. Após muitas conversas com os clubes, decidimos que este incremento de valores será distribuído de baixo para cima, entre o quarto colocado e o 12º colocado, para diminuir a diferença que existe entre os clubes”, disse o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos.

Visibilidade

Assim como em 2022, o Paulistão Feminino terá todos os jogos transmitidos ao vivo. YouTube, SporTV, Centauro e Estádio TNT Sports irão exibir uma partida por rodada, e o Paulistão Play transmitirá todos os jogos. Além desta exposição, as duas partidas finais serão exibidas ao vivo pela TV Globo.

De acordo com a FPF, no ano passado, o Paulistão Feminino atingiu mais de 10 milhões de espectadores em todas as plataformas, quase cinco vezes mais do que a audiência alcançada em 2021. A decisão entre Palmeiras e Santos rendeu à TV Globo a liderança no horário entre as TVs abertas. Nas redes sociais, mais de 30 milhões de usuários foram alcançados, a audiência média do YouTube cresceu mais de 50%.

Clubes participantes

Em 2023, participarão do Paulistão Feminino Palmeiras, atual campeão, Santos, Corinthians, São Paulo, Taubaté, Realidade Jovem, EC São Bernardo, Ferroviária, SKA Brasil, Pinda, Red Bull Bragantino e São José.

Comunicação / Sindbol

O Sindbol é o Sindicato das Associações de Futebol Profissional do Estado de São Paulo e trabalha há mais de três décadas em prol do futebol paulista.