Zagueiro Bremer, que hoje brilha no futebol italiano, começou a jogar futebol no Desportivo Brasil. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O futebol paulista sempre revelou grandes craques e a convocação do técnico Tite para a Copa do Mundo FIFA Qatar 2022 reforçou este cenário. São Paulo e Corinthians, por exemplo, tiveram, cada um, três atletas revelados “em casa” na lista anunciada pelo treinador brasileiro.

O Tricolor Paulista tem Antony, Militão e Casemiro; enquanto o Timão conta com Weverton, Éverton Ribeiro e Marquinhos. O Santos teve duas revelações convocadas: Neymar, atual craque do PSG, e Rodrygo, que brilha no Real Madrid.

Palmeiras, Audax e Ituano também revelaram grandes nomes para o futebol mundial, dentre eles três presentes na convocação oficial para a Copa: Gabriel Jesus, do Jardim Peri, zona norte de São Paulo, para o Palestra Italia e, de lá, para os gramados verdinhos da Premier League; Bruno Guimarães, que começou no Audax, e Gabriel Martinelli, artilheiro em Itu e atualmente companheiro de Jesus no Arsenal-ING.

O zagueiro Bremer foi outro a desfilar por gramados paulistas. Convocado por Tite, o defensor de 25 anos se destacou nacionalmente pelo Atlético-MG, mas iniciou sua trajetória no futebol paulista, disputando a Copa São Paulo de Futebol Júnior e a Segunda Divisão pelo Desportivo Brasil e também a Copa Paulista pelo São Paulo. Atualmente, brilha com a camisa da Juventus-ITA.

Estrelas da Copinha

De acordo com levantamento da Federação Paulista de Futebol, 84% dos comandados por Tite em busca do hexa disputaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior, um recorde desde 1978, quando foram registrados os primeiros jogadores a participarem de um Mundial após serem revelados na Copinha, torneio que teve a primeira edição em 1969.

Dos 26 convocados, 22 jogaram a maior competição de base do mundo: Weverton, Éder Militão, Bremer, Alex Sandro, Alex Telles, Fabinho, Bruno Guimarães, Everton Ribeiro, Lucas Paquetá, Vinicius Júnior, Pedro, Raphinha, Antony e Gabriel Martinelli.

O Brasil estreia na Copa do Mundo no 24/11, contra a Sérvia, às 16h.

Comunicação / Sindbol

O Sindbol é o Sindicato das Associações de Futebol Profissional do Estado de São Paulo e trabalha há mais de três décadas em prol do futebol paulista.