São Paulo, 16 de fevereiro de 2022 – Número 324

Parabéns! Nacional pelos 103 anos!

Nacional Atlético Clube é um clube brasileiro de futebol da cidade de São Paulo, capital do estado homônimo. Foi fundado em 16 de fevereiro de 1919 e suas cores são o azul e o branco. A agremiação é detentora de três grandes títulos, do Campeonato Paulista Série A3 (1994, 2000 e 2017) e de um título do Campeonato Paulista Segunda Divisão (2014). O clube manda seus jogos no estádio Nicolau Alayon (popularmente conhecido como Comendador Souza). O estádio tem capacidade para 9.660 torcedores, mas já foram registrados 22.000 torcedores em uma partida contra o São Paulo Futebol Clube (vitória do Nacional por 1 a 0). A SPR ( São Paulo Railway Limited ) era uma companhia inglesa que tinha a concessão para o uso e domínios do sistema ferroviário do Estado de São Paulo. Seus empregados foram aprendendo a praticar o futebol com os ingleses que gerenciavam a companhia, mas nunca eram admitidos nos clubes que estes criavam porque no começo o futebol só era permitido para uma elite restrita. No entanto, os anos foram passando e o esporte foi ganhando espaço na classe operária. Em 1914 em Santos fundaram seu grêmio futebolístico, a companhia São Paulo Railway Cº ia de Santos a Jundiaí passando por São Paulo o que permitia que seus funcionários disputassem jogos em ambas as cidade, assim em 1915 apesar da maioria residir em São Paulo disputaram o “2º campeonato oficial da cidade de Santos” e passaram a partir de então a disputar os campeonatos santistas, na década de 20 com a criação da 2ª divisão e 3ª divisão do campeonato paulista, inscreveram-se no campeonato paulista e mudaram sua sede para São Paulo onde fundaram novamente a equipe em 16 de fevereiro de 1919, mantendo o mesmo nome São Paulo Railway A.C. [4] O clube já neste tempo começou a mudar suas feições, já que o esporte era praticado pelos funcionários mais simples , junto com alguns diretores com cargos de destaque. O time assumiu com o tempo o carácter de clube operário, do mesmo jeito que outros times paulistanos, como o Corinthians (fundado em 1910), o Palestra Itália (fundado em 1914) e o Juventus (fundado em 1924) Em 1946, a concessão da ferrovia dada a SPR termina e a estrada é nacionalizada. O clube passa pelo mesmo processo e adota do nome de Nacional. No seu primeiro jogo com nome e uniforme novos, o SPR AC disputou um amistoso com o Clube de Regatas do Flamengo, jogando o primeiro tempo com este nome e o segundo como Nacional Atlético Clube. Com o Pacaembu lotado, o time acabou perdendo por 5-3. Ayrton Santiago é o presidente do Nascional e Tuca Guimarães é o técnico.

Grandes e importantes revelações 

Entre os jogadores revelados pelo Ferrinho encontram-se Deco, Dodô, Kahê, Paulo César, José Carlos de Almeida, Magrão, Cacau, Jair Picerni, Índio, Rubens Minelli e os campeões mundiais, Félix “tri-campeão” do Mundo em 1970 e o o “pentacampeão” mundial em 2002 Cafu. Atualmente, além de seu time de futebol profissional, juniores e categorias infanto-juvenis, mantém um respeitado e conceituado centro de formação no futebol, sendo conhecido como “celeiro de craques”, tal a qualidade de seu trabalho na formação de atletas sua escola de futebol (www.efn.com.br).

Diferentemente da maioria dos clubes brasileiros, a mascote do “Naça” não é um bicho: o “Ferroviário”, nada mais é do que uma homenagem dos fundadores do clube aos trabalhadores da São Paulo Railway Company, empresa inglesa do ramo ferroviário que se instalou no Brasil no ainda no século XIX.

Jornalista Responsável: Mário Marinho. MTB 9325 – Aceesp 130 – mariomarinho@sindbol.com.br