São Paulo, 18 de dezembro de 2020 – Número 197
Luto no Futebol Paulista
Adeus, amigo!
Jorge Abicalam
1946-2020
Nascido em São Paulo, 20-12-1946, Jorge Abicalam morreu ontem, 17-12, vitima da Covid 19.
O velho amigo
Nos últimos 25-30 anos, meus caminhos se cruzaram muitas vezes com os caminhos do Abicalam.
Ele como dirigente esportivo já muito ativo e eu como jornalista esportivo e presidente da Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo). As primeiras vezes foram na então acanhada sede da Federação Paulista de Futebol, n avenida Brigadeiro Luís Antônio. De outras vezes nos encontramos na já majestosa sede da FPF, na loja de acessórios automotivos do Abicalam e na antiga sede do Sindbol, anterior à atual sede própria, comprada com esforço e trabalho de muitos dirigentes, entre eles, Jorge Abicalam.
Esse relacionamento se estreitou muito neste ano, desde que fui convidado a tomar conta da Comunicação do Sindbol, a partir de fevereiro último, quando ainda não se falava em pandemia. O surto da pandemia dificultou nosso trabalho, mas, não impediu os encontros uma ou duas vezes por semana, presenciais ou à distância.
Se, antes já havia um grande respeito do jornalista pelo dirigente esportivo, o estreitamento desse relacionamento me fez conhecer o lado humano que se escondia por trás da cara sempre fechada do amigo Abicalam.
É uma perda sentida, muito sentida. Em todos os aspectos: no esportivo e no humano. E mais: a maneira trágica, dolorida e rápida com que essa doença leva nossos entes queridos sem sequer nos dar a oportunidade da última despedida torna tudo mais difícil. Mas, caro amigo Abicalam, Você marcou sua passagem pela vida. Fique com o Senhor.
Abicalam, vereador Toninho Paiva, Ayrton Santiago, Américo Calandriello Jr.
Toninho Paiva, vereador por São Paulo
Foi um grande amigo que sempre me apoiou e esteve ao meu
lado na defesa dos interesses da Zona Leste de São Paulo. Perde
o futebol, perde a cidade, perdemos todos.
Ayrton Santiago, Presidente do Sindbol. Essa é uma notícia que a gente demora muito a entender. Vai levar um tempo para aceitar. E muito, muito mais tempo ainda para se acostumar com a ausência dele. Abicalam era uma pessoa muito presente no futebol paulista. Ajudava a todos os times, a todos os dirigentes, atletas, ex-atletas. Nos falávamos todos os dias lá no Sindbol ou na Federação ou aqui no Nacional. Como se acostumar com essa ausência? Mas, sinto orgulho em dizer que sou seu amigo. Construímos uma amizade forte, sincera, daquelas que o tempo não vai levar. Fique em Paz, amigo.
Américo Calandriello Jr., Vice-Presidente de Relações Públicas e Sociais do Sindbol Nós nos conhecemos desde os tempos da Federação Paulista na avenida Brigadeiro. Na verdade, de nome eu já o conhecia, pois sempre estive ligado ao futebol e o Abicalam foi diretor de futebol do Corinthians. Um cara espetacular. Muito bem humorado atrás daquela cara fechada. Viajamos juntos muitas vezes, incluindo aí as Copas do Mundo da Alemanha e da África do Sul. O futebol perde muito, mas nós perdemos muito mais pela pessoal que ele sempre foi.
Diretoria do Sindbol 2020
Luiz Flaviano Furtado, Vice-Presidente
Nós estamos juntos há mais de duas décadas no Sindbol. Aliás, a aquisição de nossa sede própria deve muito aos esforços do Abicalam. A sua dedicação ao futebol, às pessoas foi sempre ímpar, sem igual. Todos perdem. E perdem muito.
Amilcar Casado, Vice-Presidente
Esse é um momento muito difícil. E uma notícia como essa ainda nos deixa ainda mais consternados. O futebol fica a dever muito ao Abicalam. Nos meus tempos de diretor e depois de presidente da Lusa, o Abicalam sempre esteve pronto para ajudar. Foi a convite dele que eu assumi uma das vice-presidências do Sindbol. Vai fazer muita falta. Mas, está em companhia de Deus.
Diretores com Abicalam
Irineu Rodrigues Gonzalez, Vce-Presidente
Administrativo Uma perda irreparável. Falta ao futebol vai fazer muito e ao nosso sindicato, mas irrelevante o tamanho da falta que irá fazer aos amigos, clientes, funcionários, perda doida e inesperada. Como a vida que assim nos prega situações inusitadas o tempo todo . Vamos desejar ao grande Abicalan o melhor ao lado do senhor.
Luiz Flaviano Furtado, Vice-Presidente
Nós estamos juntos há mais de duas décadas no Sindbol. Aliás, a aquisição de nossa sede própria deve muito aos esforços do Abicalam. A sua dedicação ao futebol, às pessoas foi sempre ímpar, sem igual. Todos perdem. E perdem muito.a
JOSÉ RICARDO, PRESIDENTE DA AD GUARULHOS
Abicalam sempre foi um defensor do futebol Paulista. Um amigo de todos, sempre disposto a ajudar os clubes. Particularmente para mim foi um amigo verdadeiro, sempre disposto a ajudar me acolheu no meu início na gestão esportiva, me abriu portas e conduziu meus passos. Sentirei muita falta dos conselhos do mestre Abicalam. Sou muito grato a sua generosidade marca de sua personalidade. Você vai fazer muita falta ao futebol, descanse em paz
CELSO SANSIVIERO, Presidente da CBEE Confederação Brasileira de Esporte Eletrônico
Jorge Abicalam Amigo fiel, trabalhou décadas no Futebol Paulista. Na década de 90 realizamos o Prêmio Sindbol e assim seguimos colaborando em tantos projetos na Federação Paulista de Futebol e no querido Sindbol, onde cada ambiente transpira sua presença. Abicalam deixa seu legado e exemplo pra todos do futebol brasileiro e um vazio imenso entre nós amigos e colaboradores. Obrigado Amigo Jorge Abicalam
José Mário Pavan, Vice-Presidente de Coordenação Regional
Perdi um grande amigo. Estou muito triste. Mais do que um amigo, um irmão. Nos falávamos pelo menos duas vezes por semana. Grande perda para o futebol paulista, pelo qual ele sempre batalhou. Tanto na Federação quanto no Sindbol. Descanse em Paz.
Ricardo Arroyo
Conselheiro Fiscal O futebol paulista e brasileiro, perde um esportista ímpar , amante do futebol, do sindicato e de todas as pessoas que envolve a grande paixão que é o futebol, perdemos um líder, um abnegado ao futebol , que Deus conforte a família e todos os amigos e amantes do futebol.
Na foto ao lado, Ricardo está cm Abicalam na Copa da África 2010
Reinaldo Carneiro de Bastos, Presidente da FPF
“O Abicalam é um grande amigo que fiz no futebol. Nos conhecemos quando ele estava no Santo André e eu no Taubaté, no final da década de 1980. Desde então, estamos juntos na Federação Paulista de Futebol e também no Sindibol. Foi um grande companheiro de vida, leal, parceiro. Uma perda irreparável”a