Foto: Lucas Figueiredo / CBF

É campeão!

O Brasil conquistou seu nono título da Copa América ao vencer o Peru por 3 a 1, neste domingo (7), no Estádio do Maracanã. Everton Cebolinha, Gabriel Jesus e Richarlison fizeram os gols brasileiros, enquanto Paolo Guerrero marcou para o Peru.

A Seleção Brasileira comemorou o título em casa, mais uma vez, como nas outras oportunidades que sediou o evento, em 1919, 1922, 1949 e 1989. Sempre que o Brasil foi o país anfitrião, o título veio e agora não foi diferente com os comandados de Tite levantando a taça após campanha invicta: quatro vitórias e dois empates em seis jogos, 13 gols marcados e somente um sofrido, justamente na decisão. Quase 70 mil torcedores estiveram presentes.

Tite, em entrevista coletiva, afirmou que sim, tornou-se, enfim técnico da seleção na final do Maracanã, pelo simbolismo do estádio e claro, por conquistar um título nesse verdadeiro templo sagrado do futebol. O treinador confirmou que permanece na seleção até o fim da Copa do Mundo do Catar, já projetando portanto, a partir de agora, as Eliminatórias para o Mundial em busca do hexa.

O técnico Tite conquistou o seu primeiro título pela Seleção e alcançou assim um feito inédito, tornando-se o primeiro treinador a ser campeão de todos os torneios continentais na América do Sul. Ele tem as taças da Copa Sul-Americana (2008), pelo Internacional, Libertadores (2012) e Recopa (2013), pelo Corinthians, além da Copa América (2019) pelo Brasil.

Nossos craques também se destacaram no torneio que valeu o eneacampeonato sul-americano.

O capitão Daniel Alves ergueu seu título de número 40 na carreira, o primeiro como capitão da seleção brasileira. Ele é o jogador com mais conquistas na história do futebol. Foi a quarta vez que o lateral foi campeão pelo Brasil e de quebra recebeu o prêmio de melhor jogador da competição.

O Brasil também ficou com o melhor goleiro, Alisson, e o artilheiro, Everton, que terminou a competição com três gols, ao lado de Guerrero. O jogador do Grêmio, no entanto, teve mais assistências e ficou com o troféu. Parabéns, Brasil!