Nas oitavas!
A Seleção Brasileira Feminina venceu a Itália em grande jogo na cidade de Valenciannes-FRA, por 1 a 0, com gol de Marta, de pênalti, no segundo tempo.
O resultado fez a equipe do técnico Vadão terminar em terceiro no Grupo C, com seis pontos (mesma pontuação de Itália e Austrália, mas atrás pelos critérios de desempate). Assim, o Brasil está classificado para as oitavas de final da Copa do Mundo e aguarda os últimos jogos da primeira fase para conhecer sua adversária na próxima fase.
Com o gol marcado nesta terça-feira, Marta se tornou a maior artilheira da história dos Mundiais de Futebol, com 17 gols, superando o alemão Miroslav Klose.
Esta é a segunda vez que Marta balança as redes na edição 2019 da Copa do Mundo. Vinda de lesão, a camisa 10 abriu o placar para a Seleção Brasileira de pênalti na derrota para a Austrália, por 3 a 2, na segunda rodada do grupo C.
Na lista de artilheiras, Marta é seguida pela alemã Birgit Prinz e a americana Abby Wambach, ambas com 14 gols e já aposentadas. Na sequência está a também americana Michelle Akers, que disputou seu último Mundial em 1999, com 12 gols, A única ainda em atividade dentre as principais goleadoras é Cristiane, que tem os mesmos 11 gols de Sun Wen (China) e Bettina Wiegmann (Alemanha).
Números
A CBF destacou os números de Marta após a vitória sobre a Azzurra.
Todos os gols de Marta em Copas do Mundo até agora:
– 2003: um contra a Coreia do Sul (3 -0), um contra a Noruega (4-1) e um contra a Suécia (1-2)
– 2007: dois gols contra a Nova Zelândia (5-0), dois contra a China (4 -0), um contra a Austrália nas oitavas (3-2), dois contra os Estados Unidos na semifinal (4-0)
– 2011: dois contra a Noruega (3-0), dois contra os Estados Unidos nas quartas de final (2-2)
– 2015: um gol contra a Coreia do Sul (2 -0)
– 2019: um gol contra a Austrália (2-3) e um gol contra a Itália (jogo em andamento)
As artilheiras da Copa do Mundo feminina:
– Marta – 17 gols
– Birgit Prinz (ALE) e Abby Wambach (EUA) – 14 gols
– Michelle Akers (EUA) – 12 gols
– Cristiane, Sun Wen (CHI) e Bettina Wiegmann (ALE) – 11 gols
Os artilheiros da Copa do Mundo masculina:
– Miroslav Klose (ALE) – 16 gols
– Ronaldo – 15 gols
– Gerd Muller (ALE) – 14 gols
– Just Fontaine (FRA) – 13 gols
– Pelé – 12 gols