Caminho aberto!
Em sorteio realizado nesta quinta-feira (05), em Miami (EUA), foram formados os oito grupos da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025, competição que será realizada entre os dias 15 de junho e 13 de julho do próximo ano em 11 cidades dos Estados Unidos. Classificado como campeão da CONMEBOL Libertadores de 2021, o Palmeiras está no grupo A, com Porto-POR, Al-Ahly-EGI e Inter Miami-EUA.
O Verdão, que lidera o ranking da CONMEBOL, é um dos cabeças-de-chave ao lado dos outros três sul-americanos mais bem listados (Flamengo, River Plate-ARG e Fluminense) e dos quatro europeus mais bem colocados no ranking da UEFA (Manchester City-ING, Real Madrid-ESP, Bayern de Munique-ALE e Paris Saint-Germain-FRA).
Dos três adversários da fase de classificação, só um já cruzou o caminho alviverde. O Al-Ahly-EGI, campeão da Champions League da África de 2020-21, 2022-23 e 2023-24, encarou o Palmeiras em duas edições do Mundial de Clubes da FIFA: na disputa pelo 3º lugar de 2020, em Doha (QAT), o duelo terminou empatado em 0 a 0 e os egípcios levaram a melhor nos pênaltis, enquanto na semifinal de 2021, em Abu Dhabi (EAU), os brasileiros venceram por 2 a 0 (gols de Raphael Veiga e Dudu). Porto-POR, classificado por ranking da Europa, e Inter Miami-EUA, time de Lionel Messi e representante do país-sede, são rivais inéditos.
Classificam-se para as fases mata-mata os dois primeiros colocados de cada chave – se avançar, o Verdão encara um adversário do grupo B, formado por Paris Saint-Germain-FRA, Atlético de Madrid-ESP, Botafogo e Seattle Sounders-EUA. As oitavas de finais, as quartas de finais, as semifinais e a final serão disputadas em jogo único.
Este será o quinto Mundial Interclubes da história do Palmeiras. O primeiro, realizado no Brasil em 1951 com o nome de Torneio Internacional de Clubes Campeões, foi também a primeira competição em nível global reconhecida pela FIFA e teve o Verdão como campeão após uma campanha de duas vitórias (3 a 0 sobre o Olympique de Nice-FRA e 2 a 1 sobre o Estrela Vermelha-SER) e uma derrota (4 a 0 para a Juventus-ITA) na fase de grupos, uma vitória e um empate nas semifinais com o Vasco (2 a 1 e 0 a 0) e uma vitória e um empate nas finais diante da Juventus-ITA (1 a 0 e 2 a 2). Os outros torneios foram a Copa Toyota de 1999, no Japão, e o Mundial de Clubes da FIFA em 2020, no Catar, e 2021, nos Emirados Árabes Unidos.
Confira os grupos da Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025:
GRUPO A: Palmeiras, Porto-POR, Al-Ahly-EGI e Inter Miami-EUA
GRUPO B: Paris Saint-Germain-FRA, Atlético de Madrid-ESP, Botafogo-RJ e Seattle Sounders-EUA
GRUPO C: Bayern de Munique-ALE, Auckland City-NZE, Boca Juniors-ARG e Benfica-POR
GRUPO D: Flamengo, Espérance-TUN, Chelsea-ING e León-MEX
GRUPO E: River Plate-ARG, Urawa Red Diamonds-JAP, Monterrey-MEX e Inter de Milão-ITA
GRUPO F: Fluminense, Borussia Dortmund-ALE, Ulsan-COR e Mamelodi Sundowns-AFS
GRUPO G: Manchester City-ING, Wydad-MAR, Al Ain-EAU e Juventus-ITA
GRUPO H: Real Madrid-ESP, Al Hilal-ARA, Pachuca-MEX e Red Bull Salzburg-AUT
Imagens: FIFA
Comunicação / Sindbol
O Sindbol é o Sindicato das Associações de Futebol Profissional do Estado de São Paulo e trabalha há mais de três décadas em prol do futebol paulista.