Foto: Rodrigo Corsi/Ag. Paulistão

Tricolor supercampeão!

Na tarde do último domingo (4) o São Paulo Futebol Clube sagrou-se supercampeão do Brasil ao vencer o Palmeiras nos pênaltis, por 4 a 2, após empate sem gols no tempo regulamentar. O jogo foi disputado no estádio do Mineirão, com as duas torcidas presentes.

Campeão de tudo

O troféu recebido em Belo Horizonte representa a 44ª conquista oficial majoritária da história são-paulina. Também completa a coleção tricolor: de todos os torneios existentes na atualidade, o São Paulo já se sagrou campeão. A listar: Mundial de Clubes, Copa Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Supercopa do Brasil e Campeonato Paulista. Não falta mais nenhuma conquista.

O feito é notório também pelo curto intervalo de tempo entre a vitória na Copa do Brasil e a na Supercopa, apenas 133 dias, pouco mais de quatro meses: o menor intervalo entre conquistas desde 2005 (Campeonato Paulista e Copa Libertadores). Foram apenas 20 jogos entre os títulos de 2023 e 2024: a menor sequência desde as cinco partidas entre os canecos da Supercopa da Libertadores e o Mundial de Clubes de 1993.

De maneira geral, foi o terceiro título são-paulino obtido no Mineirão, e, curiosamente, todos vencidos nos pênaltis após empates por 0 a 0 no tempo normal (ou prorrogação): juntando-se, assim, ao Campeonato Brasileiro de 1997, contra o Atlético Mineiro, e a Recopa Sul-Americana de 1993, contra o Cruzeiro.

Orgulho

A decisão entre São Paulo e Palmeiras colocou dois gigantes do futebol paulista frente a frente. O Sindbol mais uma vez parabeniza as equipes pelos títulos conquistados em 2023, que os colocaram em campo para a Supercopa Rei. As duas diretorias representam a seriedade e a organização do futebol de São Paulo.

Felicitamos o São Paulo Futebol Clube por mais um grande título, que terá lugar especial na linda sala de troféus do Cícero Pompeu de Toledo.

Comunicação / Sindbol

O Sindbol é o Sindicato das Associações de Futebol Profissional do Estado de São Paulo e trabalha há mais de três décadas em prol do futebol paulista.