Foto: Anderson Romão/Ag. Paulistão

A temporada 2023 já se tornou inesquecível para a Associação Atlética Portuguesa. A Briosa, que comemora 106 anos neste dia 20 de novembro, conquistou o título da Copa Paulista, e já tem adiantado o seu planejamento para a temporada 2024, que terá disputa pelo acesso à Série A1 do Paulistão e presença no cenário nacional, já que o time jogará a Copa do Brasil.

Vice-presidente e diretor de futebol da Portuguesa Santista, Emerson Coelho, contou como o clube chegou ao título da Copa Paulista após a final em dois jogos contra o São José (vitória em casa por 1 a 0 e empate em São José dos Campos por 2 a 2).

“O Planejamento para a Copa Paulista começou assim que terminou o Paulista da Série A2. Nosso principal objetivo era que a Copa Paulista fosse um laboratório para o Estadual da Série A2 que jogaremos em 2024, então, na competição, íamos olhar os jogadores, ver todas as questões para nos prepararmos bem para o Paulista A2 2024. Aí montamos o time, deu certo e conquistamos o título, então, foi um planejamento feito já na sequência da A2 de 2023, praticamente de imediato, com alguns jogadores permanecendo. Mantivemos toda a comissão técnica, o Departamento Médico inteiro, o Departamento de Fisioterapia inteiro, e seguimos para a disputa da Copa Paulista. Deu muito certo e, com o time bem montado, resultou nesta conquista”, comemorou.

Emerson Coelho ainda fez questão de ressaltar a importância da conquista para o clube e também para a cidade de Santos, que respira futebol. “O título significou muito para nós. Primeiro, porque é o resgate da Portuguesa Santista, que vem desde 2016, sendo campeão da Série B, fomos vice-campeões paulistas da Série A3, subimos de forma invicta, perdendo apenas na final, mas com o acesso garantido, então é o resgate da marca Portuguesa Santista na cidade de Santos. E para a cidade também é muito importante. O troféu homenageia o Rei Pelé, ele tem a coroa do Rei em cima da taça, e todo mundo sabe da história dele com a cidade de Santos, uma história linda com a cidade, e isso nos orgulha muito. A cidade de Santos ficou muito feliz, realmente parou com uma grande festa, muito maior do que imaginávamos, com grande apoio de todos os santistas, e deu tudo muito certo”, relembrou.

Planejamento para a temporada 2024

Campeã da Copa Paulista 2023, a Portuguesa Santista conquistou o direito de jogar uma competição nacional em 2024 e optou pela Copa do Brasil, uma escolha que mostra o foco e a seriedade do trabalho no clube.

“Muita gente não entendeu o fato de abrirmos mão do Brasileirão Série D para jogarmos a Copa do Brasil, mas esta opção faz parte da nossa preparação, do nosso planejamento para 2024, porque ela dá uma condição econômica muito melhor do que o Brasileiro Série D e a gente não esconde de ninguém que o nosso principal objetivo é subir para o Paulistão Série A1 dentro do Campeonato Paulista, dentro do nosso estado, e para isso teremos este reforço financeiro da disputa da Copa do Brasil, com investimento para o Paulista e para a própria competição nacional. Por isso optamos pela Copa do Brasil. A gente não parou a parte administrativa do futebol com o término da Copa Paulista, não parou comissão técnica, departamento médico. Só demos férias para os jogadores, justamente para que se comece o trabalho antes e dê certo lá na frente. Nosso grande objetivo, portanto, é o acesso para o Paulista A1. O clube não tem dívidas, não tem ações trabalhistas, e isso faz com que a gente consiga desenvolver trabalhos bem legais de alguns anos para cá. Eu costumo dizer que, se não sobra dinheiro, e não sobra mesmo, nós ao mesmo tempo não devemos nada a ninguém e assim procuramos agir, sempre pensando com um ano de antecedência, pensando no ano seguinte. Agimos com essa decisão de jogar a Copa do Brasil também para manter a saúde financeira do clube”, destacou o vice-presidente, que também foi eleito membro do Conselho Fiscal da nova diretoria do Sindbol para o mandato que irá até 2027.

O Planejamento para 2024 está adiantado na Briosa, que tem anunciado renovações de atletas campeões da Copa Paulista e novas contratações. Além disso, o clube segue se desenvolvendo estruturalmente para mais uma temporada que promete ser especial para a torcida e para a cidade de Santos.

“A montagem do elenco para a Série A2 já está bem adiantada, e também temos planos de fazer uma nova arquibancada e aumentar a capacidade do nosso estádio Ulrico Mursa para umas 10 mil pessoas. Estamos vendo projetos para viabilizar este aumento. Com o final da Copa Paulista, interditamos o gramado para uma grande reforma, vamos entregar uma nova Academia para todos os atletas, integrada com o Departamento Médico. O elenco está praticamente montado, a comissão técnica segue a mesma e esse é o caminho que a gente acha que deve percorrer pensando em 2024”, finalizou Emerson Coelho.

O Sindbol parabeniza o Portuguesa Santista não apenas pela grande temporada de 2023, como pelos 106 anos de uma história de amor e dedicação ao futebol paulista.

Comunicação / Sindbol

O Sindbol é o Sindicato das Associações de Futebol Profissional do Estado de São Paulo e trabalha há mais de três décadas em prol do futebol paulista.